quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Tema para reflexão e comentários

_______________ * * * __________________

Terá algum nexo que nos jogos os Pais, Amigos e Familiares dos Atletas de forma exaltada e recorrendo a linguagem imprópria se dirijam aos Árbitros como se estivessem na presença do maior malfeitor à face da terra.

Pela perspectiva dos Atletas, o que poderá ser entendido é que, mais vale a violência verbal ou física de forma a coagir os adversários em detrimento da aplicação na evolução técnica/motora, evolução táctica e a aprendizagem com a rectificação dos erros cometidos, num contexto de divertimento! é este o objectivo final? ou não será ?

Será que os Pais estão à espera que os Seus Filhos sejam os futuros “Quaresmas” ?

Se tal acontecer, que seja por acréscimo.

Agora não se exija bom desempenho dos Atletas e ao mesmo tempo se dê maus exemplos de comportamento perante os Arbitros aos Nossos filhos!

Criticamos de ânimo leve as opções tácticas dos Treinadores.
E estes não criticarão o nosso desempenho como espectadores/Pais ?

Vamos começar a discutir o essencial, que é o divertimento dos nossos Filhos o seu bem-estar e por arrastamento o nosso! e esquecer o acessório, ou seja o erro(s) do arbitro de forma a desfrutarmos do convívio são entre amigos.

Espero as Vossas contribuições!

AM
_______________________________________________
Seguem as participações:
A brincar também se fala a sério:
Pelo novo acordo ortográfico ''o insulto'', vulgar palavrão ficou a pertencer a uma especificidade da gramática portuguesa.Logo o nosso minístro da educação numa assaz anormal rapidez, aconselhou que todos os educadores e educandos, começassem a frequetar os estádios de futebol para que no menor espaço de tempo possível assimilassem esta nova variante da nossa língua.Por isso senhores ''pais'' e vulgares adeptos façam um esforço e na presença de um simples jogo de futebol, utilizem-no para inaltecer a nossa língua, não tenham qualquer inibição em utilizar qualquer tipo de verborreia, façam com que os intestinos subam até à boca e por ela saia uma diarreia de palavrões para que os nossos filhos aprendam mesmo sem irem à escola.
30/11/07 - Fernando
_________________***____________________
EU PAI QUERO AJUDAR NA FORMAÇÃO
Certos que cada vez mais se nota uma participação mais assídua dos Pais/Mães, nos aspectos formativos dos nossos "meninos", e aproveitando este espaço, queria solicitar aos Pais, e que cada um de nós, pois nós Treinadores e Formadores tambèm somos Pais, façam aqui uma auto-crítica, pois somos por vezes exigentes com os nossos educandos, que têm ser em todas as actividades em que participam os melhores e mais bem sucedidos.
Como o processo de formação é evolutivo e como não temos pressa de chegar ao nosso destino, e convictos que a crítica está e estará sempre presente, em todos os aspectos e relacionamentos da nossa vida, peço para que não pressionem os nossos "meninos", para que não sejam campeões, não sejam os melhores, pois não é este o nosso objectivo, mas sim que se tornem melhores alunos, melhores jogadores e num relacionamento social com todos e perante todos melhores do qunado aqui chegaram.
4/12/07 - Anónimo
___________________ *** __________________
Dois Pensamentos...
Dar exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - é a única.
Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.
Parabéns pelo trabalho feito pelos nossos meninos.

PAULO - 7/12/07
_______________ *** ________________
Rui Inácio disse...
Queria expressar neste espaço os meus parabéns aos nossos meninos, pela excelente postura durante todo o jogo do passado sábado.Não ensinamos comportamentos de intimidação, insulto e de incitamento à violência, e também queria pedir aos Pais/Mães um apoio constante durante o jogo pois os nossos merecem pelo extraordinário campeonato que fizeram até ao momento, pois somos a única equipa que ainda não perdeu.Por último e em resposta a um "anónimo", pois quem é homem assume e dá a cara, que este espaço é para pessoas educadas, respeitadoras dos outros e desportistas, não queremos aqui arruaceiros nem mal-criados, pois os nossos "CAMPEÕES" não querem. Obrigado.
12-12-2007
______________ *** _______________

É esta maneira(opinião anterior de Rui Inácio) de estar em que me revejo, e me fazem acreditar que, independentemente de tudo o que é mau em redor do Futebol, ainda vale a pena deixar os nossos filhos aprender futebol porque há pessoas com carácter e que conseguem resistir a tanto insulto, e que dão o exemplo a seguir aos nossos Atletas e futuros profissionais nos mais diversos ramos certamente. Bem Hajam !

Não obstante, julgo que as situações verificadas no passado Sábado com o publico Visitante, deveria merecer por parte do Gondomar SC uma nota de protesto e chamada de atenção ao Ermesinde F.C., uma vez que não foram provocados nem foram mal tratados na sua deslocação ao Gondomar e que tais situações são a denegação do próprio futebol, principalmente quando se trata de Atletas das camadas jovens, onde a componente “formação” seja técnica ou cívica está sempre na ordem do dia. Ou será que o Ermesinde não se importa desde que consiga ganhar!

Fala-se muito da dificuldade de haver bons Árbitros. Bem em face do ocorrido no Sábado, é preciso gostar do que fazem, porque acho que qualquer um de nós que estivesse no seu lugar não se manteria indiferente ao que lhe chamaram e aos seus familiares. Não sei se viram o reflexo da atitude dos Pais do Ermesinde, quando o Arbitro assinalou falta e o pequeno Atleta daquele Clube empurrou o Arbitro !!!

12-12-2007
AM
_________________ *** ___________________
Fernando disse...

Apróxima-se uma nova quadra natalícia, e com ela sonham todas as crianças, mais não seja pelas prendas que irão ou não receber. No entanto no meio futebolístico por aquilo que alguns pais e simples adeptos (principalmente de algumas equipas adversárias) exteriorizam em alguns jogos contra o nosso GONDOMAR, onde um simples jogo de futebol deixa de ser um salutar entertimento e passa a representar uma acérrima batalha a qual se pretende triunfar a qualquer custo, deixo umas pequenas sugestões do tipo de prendas que podem oferecer às suas crianças para que estas consigam por em prática aquilo que aprendem pelo exemplo dos pais.A saber:
-matracas, navalhas de ponta e mola, tacos de basebol, aneleiras de ferro, e por aí adiante.Estou seguro que com estes apetrechos qualquer criança sentir-se-á um super-homem do tempo do HOMO SAPIENS.
Festas felizes a todos que apenas pretendem do desporto uma saudavel convivência e descoberta de novas amizades.
_________________ *** _____________________
É com muito orgulho e satisfação que faço parte desta "equipe" de pais. Queremos o melhor para os nossos filhos, esse é o objectivo principal na Educação que lhes damos. A prática de um desporto, no nosso caso futebol, deve ser um complemento à sua formação familiar e escolar, que deve ajudar no desenvolvimento intelectual, de saber estar, respeitar e ajudar todos aqueles que mais necessitam.O nosso convivio serve de exemplo na amizade que conseguimos partilhar, na diversidade de opiniões estamos na unidade do bem querer e sermos exemplo aos nossos miúdos.
AKoch
17/12/07
_______________________ *** _________________________
João Neves disse...
Depois de ler os comentários acerca do jogo com o Ermesinde, fico com a clara ideia de que há uma sinbiose de ideias e valores entre os treinadores e pais dos jovens atletas da equipa de escolas A do G.S.C. Gostaria de ressalvar o comportamento civilizado e consciente dos pais em todos os jogos e treinos da nossa equipa, apoiando; incentivando e criticando....."de forma positiva". É sem dúvida o melhor exemplo para os nossos jovens atletas que nesta fase do seu desenvolvimento intelectual precisam de valores e comportamentos socio/desportivos válidos, que os façam crescer de forma saudável, respeitando as diferenças. Um abraço
18/12/07
================= Nota final=======================
Depois desta participação "remate" final do Prof. João Neves julgo que atingimos o objectivo pretendido.
am

6 comentários:

Anónimo disse...

A brincar também se fala a sério:

Pelo novo acordo ortográfico ''o insulto'', vulgar palavrão ficou a pertencer a uma especificidade da gramática portuguesa.
Logo o nosso minístro da educação numa assaz anormal rapidez, aconselhou que todos os educadores e educandos, começassem a frequetar os estádios de futebol para que no menor espaço de tempo possível assimilassem esta nova variante da nossa língua.
Por isso senhores ''pais'' e vulgares adeptos façam um esforço e na presença de um simples jogo de futebol, utilizem-no para inaltecer a nossa língua, não tenham qualquer inibição em utilizar qualquer tipo de verborreia, façam com que os intestinos subam até à boca e por ela saia uma diarreia de palavrões para que os nossos filhos aprendam mesmo sem irem à escola.

Anónimo disse...

Aqui vão os resultados

Série 4 Águas Santas-Sousense, 0-2; Tirsense-FC Caldas, 2-0; Aliados Lordelo-Valonguense, 0-2; Aliança Gandra-SP Cova, 1-2; Ermesinde-Ataense, 11-0. Folgou o Gondomar. Lideram Ermesinde e Gondomar, com 24 pontos.

http://jn.sapo.pt/2007/12/02/desporto/fcf_felgueiras_agradece_folga_amaran.html

Anónimo disse...

EU PAI QUERO AJUDAR NA FORMAÇÃO

Certos que cada vez mais se nota uma participação mais assídua dos Pais/Mães, nos aspectos formativos dos nossos "meninos", e aproveitando este espaço, queria solicitar aos Pais, e que cada um de nós, pois nós Treinadores e Formadores tambèm somos Pais, façam aqui uma auto-crítica, pois somos por vezes exigentes com os nossos educandos, que têm ser em todas as actividades em que participam os melhores e mais bem sucedidos.
Como o processo de formação é evolutivo e como não temos pressa de chegar ao nosso destino, e convictos que a crítica está e estará sempre presente, em todos os aspectos e relacionamentos da nossa vida, peço para que não pressionem os nossos "meninos", para que não sejam campeões, não sejam os melhores, pois não é este o nosso objectivo, mas sim que se tornem melhores alunos, melhores jogadores e num relacionamento social com todos e perante todos melhores do qunado aqui chegaram.

Anónimo disse...

Dois Pensamentos

Dar exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - é a única.

Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.

Parabéns pelo trabalho feito pelos nossos meninos.

Anónimo disse...

Apróxima-se uma nova quadra natalícia, e com ela sonham todas as crianças, mais não seja pelas prendas que irão ou não receber.
No entanto no meio futebolístico por aquilo que alguns pais e simples adeptos (principalmente de algumas equipas adversárias) exteriorizam em alguns jogos contra o nosso GONDOMAR, onde um simples jogo de futebol deixa de ser um salutar entertimento e passa a representar uma acérrima batalha a qual se pretende triunfar a qualquer custo, deixo umas pequenas sugestões do tipo de prendas que podem oferecer às suas crianças para que estas consigam por em prática aquilo que aprendem pelo exemplo dos pais.
A saber: -matracas, navalhas de ponta e mola, tacos de basebol, aneleiras de ferro, e por aí adiante.
Estou seguro que com estes apetrechos qualquer criança sentir-se-á um super-homem do tempo do HOMO SAPIENS.
Festas felizes a todos que apenas pretendem do desporto uma saudavel convivência e descoberta de novas amizades.

Anónimo disse...

Depois de ler os comentários acerca do jogo com o Ermesinde, fico com a clara ideia de que há uma sinbiose de ideias e valores entre os treinadores e pais dos jovens atletas da equipa de escolas A do G.S.C. Gostaria de ressalvar o comportamento civilizado e consciente dos pais em todos os jogos e treinos da nossa equipa, apoiando; incentivando e criticando....."de forma positiva". É sem dúvida o melhor exemplo para os nossos jovens atletas que nesta fase do seu desenvolvimento intelectual precisam de valores e comportamentos socio/desportivos válidos, que os façam crescer de forma saudável, respeitando as diferenças. Um abraço