TENDO COMO OBJECTIVO A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO COMO PARTE INTEGRANTE DE UM CLUBE, PORQUE ENQUANTO NÃO COMEÇA O EUROPEU, VAMOS ASSIM TENDO TEMA PARA CONVERSAS, LANÇA-SE A DISCUSSÃO O SEGUINTE:
1- É melhor uma formação ter como orientação um modelo de jogo, e neste sentido os Atletas são especificamente “puxados” traduzindo-se tal metodologia numa forma de fácil integração de qualquer novo elemento, permitindo um rendimento em patamares quase sempre elevados, APLICANDO-SE O TAL MODELO DE JOGO A TODOS OS ESCALÕES DO CLUBE;
Ou,
2- A formação deve ser orientada para o desenvolvimento técnico e táctico do atleta de forma ao mesmo poder ter contacto com todos os modelos e então depois nos escalões superiores poder ser aferida a sua capacidade e aptidão para determinada posição.
PARTICIPE ! DÊ A SUA OPINIÃO !
2 comentários:
Sobre este tema devemos antes de mais e em minha opinião separar e clarificar o que entendemos por modelo de jogo e sistema táctico.
Em tempos dei a minha opinião sobre o tema formação e como a devemos entender e projectar nos homens de amanhã.
Deixei em aberto o tema e passados alguns meses e situações o que todos nós queremos da dita formação é resultados.
Então vamos passar a designar esta etapa do ensino dos jovens atletas por "Resultados". Pois não será isto que todos nós procuramos em cada fim de semana, quer colectiva quer individualmente, em cada consulta de jornal, em cada telefonema que fazemos ou recebemos, não são estes mesmos resultados os nossos temas de conversa e discussão.
Mas como continuo a acreditar em ideias e estou convicto que o caminho deve ser o de criar comportamentos, transmitir ideias de jogo, identificar facilmente dificuldades e procurar soluções induviduais e colectivas, vou continuar enquanto me provarem o contrário, mas por vezes só a nossa vontade não chega, pois como estão montadas as estruturas não é fácil passar a nossa mensagem.
Aqui deixo a diferença entre sistema táctico e modelo de jogo.
Sistema táctico: Disposição da equipa em campo 1+4x3x3 ; 1+4x4x2; 1+3x4x3, etc...
Modelo de jogo: Comportamentos individuais e colectivos em função de sistema táctico implementado, sendo que as ideias por nós transmitidas aos jogadores tem a ver com a ideia de jogo.
Um abraço
Rui
Relativamente a este tema:
Aconselho a leitura do Método Coerver, e a opinião de grandes figura do futebol.
Local: http://aldeiadofutebol.blogspot.com/2008/05/mtodo-coerver.html
E fica também uma opinião relativamente a formação.
Actualmente, a competição é dos traços mais vincados da sociedade mundial desde a procura de emprego até uma simples fila de supermercado.
Competição é uma palavra que todos ouvimos desde muito cedo!
Quando uma criança chega a casa após um jogo de futebol surgem as perguntas: “- Ganhas-te? – Quantos golos marcas-te?”
Inconscientemente o familiar já está a apelar à competição, pois está a avaliar o jogo apenas pelo resultado.
Não será mais importante perguntar à criança: “- Divertiste-te? – Fizeste amigos?”
Todas as crianças que gostam de futebol, gostam de o jogar antes de gostar de ganhar. O mais importante para elas é divertirem-se.
Quanto maior a idade maior a exigência das competições, o que implica que o treinador faça a gestão do binómio formação/competição.
A competição, jogo com outra equipa, é um elemento fundamental da evolução da criança como jogador.
Todas as crianças têm capacidades diferentes, o treinador de formação deverá ser o primeiro a saber isso e explicar-lhes que isso é normal mas que o mais importante, é que todas elas podem ser usadas para um bem comum, a EQUIPA!
Os valores de união, entreajuda, solidariedade, justiça e igualdade são fundamentais para a formação do jogador e do indivíduo.
Um grande abraço.
Enviar um comentário